Veja 4 dicas para contratar profissionais de TI excelentes

Homem de terno preto, a frente de uma parede branca cheia de ilustrações.

4 dicas para contratar profissionais de TI excelentes

O fundamento principal de qualquer empresa está contido nas pessoas que fazem parte do seu quadro de colaboradores. Companhias bem-sucedidas e lucrativas no mercado contam com equipes excelentes. Para formar um time campeão você terá de contratar os melhores profissionais. Assim, ter e reter os melhores talentos é fundamental para o sucesso do seu negócio.

Se já é difícil encontrar mão de obra qualificada nos dias de hoje, imagine a dificuldade de se contratar profissionais de TI excelentes. Não é segredo que profissionais talentosos das áreas relacionadas à tecnologia da informação estão cada vez mais escassos. Some a isso a quantidade de posições abertas no mercado diariamente.

Em função dessa dificuldade dos gestores de Tecnologia da Informação, decidimos escrever este post com 4 dicas para se contratar profissionais de TI capacitados. Confira!

1. Não tenha pressa

Contratar bons talentos exige, além de uma boa rede de contatos, muita disposição para negociar salários e benefícios. Isso porque existem milhares de empresas disputando com você os mesmos talentos e oferecendo os mesmos benefícios — senão melhores.

Por isso, é importante fazer um planejamento com antecedência de quais profissionais sua empresa precisa, qual o salário e os benefícios que a empresa poderá oferecer, como será feito o recrutamento e quais canais serão utilizados para encontrar o talento ideal. Tenha em mente que achar bons funcionários leva tempo.

2. Use sua rede de contato

A melhor e mais antiga forma de encontrar talentos para sua empresa é por meio da recomendação da sua rede de contatos. Ela é composta por seus colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros. Peça para recomendarem profissionais com quem já tenham trabalhado antes ou em quem confiem e que estejam disponíveis no mercado.

Profissionais de TI são bem ativos, participam de comunidades na internet, de eventos e encontros de tecnologia. Estão sempre em contato com outros profissionais em busca de crescimento e novos desafios na carreira. Além disso, usar sua rede de contatos reduzirá seus custos com recrutamento e criará um funil por onde os indicados já passaram, afinal foram criteriosamente selecionados pelos seus contatos. Ninguém gostaria de indicar um profissional ruim, não é mesmo?

3. Coloque os dois pés no chão para contratar profissionais de TI

“Aqui você terá oportunidade real de crescimento”, “temos um produto inovador, seremos líderes no mercado”, “nós oferecemos um pacote de benefícios que você não recusará”.

Qual profissional nunca ouviu uma das frases acima? Na ânsia de encontrar os melhores colaboradores, muitos recrutadores criam verdadeiras fantasias corporativas para tentar atrair o talento para dentro da empresa. Não entendem que promessas não cumpridas e expectativas não correspondidas geram problemas que podem contaminar todo o ambiente corporativo com pessimismo, insatisfação e baixa produtividade. Tais atitudes acabam gerando prejuízos financeiros para a empresa.

Na hora de recrutar e negociar com algum talento, é fundamental colocar os dois pés no chão e não prometer aquilo que não pode ou que não será cumprido. É importante explicar como é a cultura da empresa, quais são os benefícios de trabalhar nela e quais são os problemas enfrentados. Deixe todo o processo o mais transparente possível. Mostre ao candidato como ele pode progredir na carreira e o que ele deverá esperar dela. Agindo dessa forma, você terá um aliado em tempos de vacas magras, pois se ele optar por trabalhar na sua empresa, é porque acredita no seu negócio.

4. Execute testes práticos

Um dos grandes problemas na hora de contratar profissionais de TI é que, na entrevista, eles parecem mais capacitados do que realmente são. Seus currículos são impecáveis, assim como suas experiências e habilidades. Contudo, acabam ficando muito aquém da expectativa quando precisam gerar resultado para a empresa.

Por isso, para recrutar os melhores profissionais e fugir dessa armadilha, execute testes práticos. Aplique provas e avalie se ele realmente domina aquela habilidade que sua empresa precisa antes da contratação final. Dessa forma, você evitará problemas e o teste prático funcionará como um funil de seleção, removendo o joio do trigo.

Seguindo nossas 4 dicas para contratar profissionais de TI excelentes, sua empresa terá muito mais chances de encontrar os melhores talentos para o seu negócio.

E você? Já precisou contratar algum profissional de TI? Conte-nos como foi sua experiência. Deixe um comentário!

Veja 4 dicas para contratar profissionais de TI excelentes
4 1

iVirtua Technology

Fundada em 2001, a iVirtua é provedora de soluções para segurança e gerenciamento de sistemas de TI. Nossas soluções garantem que as empresas melhorem o gerenciamento de TI, orientada as necessidades do negócio, economizando tempo e recursos. Hoje, nossas soluções atendem mais de 800 clientes, globalmente, abrangendo diversas indústrias como: varejo, saúde, educação, governo, mídia, tecnologia, finanças, logística entre outros.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *