Qual a metodologia de desenvolvimento de software mais adequada para seu negócio?

Programador usando óculos com dois computadores.

Qual-a-metodologia de desenvolvimento-de software mais adequada para seu negócio

Todo programador tem a sua metodologia de desenvolvimento de software favorita. Seja em busca de agilidade, segurança ou um programa entregue com menor número de bugs, sempre existirá uma mais adequada para o seu projeto. Para as empresas, a escolha correta entre as diversas opções existentes no mundo da tecnologia é indispensável para a adequação de um projeto de software às necessidades de um cliente.

No texto de hoje, apresentaremos as principais vantagens e desvantagens de metodologias como Scrum e Agile. Confira:

Principais metodologias de desenvolvimento de software

As últimas décadas foram marcadas pela criação de novos modelos de criação de software mais ágeis e seguros. Baseados no Manifesto Ágil, foram integrados ao dia a dia de diversas companhias do ramo e passaram a trabalhar ao lado de metodologias mais tradicionais. Entre os mais tradicionais e fundamentados na agilidade, podemos destacar:

Scrum

Criado por Jeff Sutherland no início dos anos 90, o método Scrum ganhou esse nome graças a uma atividade que acontece durante um jogo de rugby. Nos últimos anos, ele ganhou incrementos com a influência de métodos gráficos, como Schaawber e Beedle. Normalmente, o Scrum é indicado para projetos mais dinâmicos e com prazos de entregas menores.

Ele é dividido em diversas ações, registradas no Backlog, onde ficam todas as tarefas pendentes organizadas de acordo com a sua prioridade. Já as Sprints são as principais requisições de funcionalidades do Backlog, que podem ser entregues em um prazo de até 30 dias — ou seja, são pequenas “rodadas” de produção. O método Scrum também define a realização de reuniões diárias curtas, onde novas metas serão traçadas, desafios são compartilhados e o progresso de cada desenvolvedor é verificado.

No Scrum, a reunião é uma parte vital do processo de desenvolvimento. Além da troca de experiências, ela permite encontrar resoluções para problemas mais facilmente. Assim, o Scrum Master (o profissional que conduz a reunião diária) pode auxiliar os colaboradores a remover obstáculos com mais eficiência. O Scrum trabalha com a entrega de demos constantes, dessa forma, o cliente pode avaliar e opinar sobre o produto ao longo de sua produção, antes que ele esteja totalmente pronto.

UML e RUP

Métodos mais tradicionais como RUP (Rational Unified Process) e o UML (Unified Modeling Language) são tradicionalmente aplicados em projetos maiores e mais longos. A UML, por exemplo, trabalha com a utilização de diagramas padronizados. Já o RUP, que foi criado pela Rational Software Corporation, tem como um de seus focos a criação de uma documentação detalhada, com explicações sobre os processos de desenvolvimento e possíveis resoluções para problemas.

Para quem trabalhar com a criação de sistemas maiores (como ERPs), a utilização de metodologias mais tradicionais pode ser mais adequada. Elas se adaptam melhor ao ciclo de vida mais longo desse tipo de produto e permitem a criação de uma documentação mais detalhada, o que facilita a resolução de bugs e o entendimento das funções do código no futuro.

Já as metodologias ágeis, como é o caso do Scrum, são mais bem aproveitadas em projetos de desenvolvimento de software com prazos curtos. Elas trazem a ideia de maior produtividade para o cliente, gerando maior participação e integração dos times. Entretanto, a gestão do conhecimento fica prejudicada, uma vez que a criação de documentação é mais falha.

A importância da metodologia

Uma metodologia de desenvolvimento de software serve para empresas e desenvolvedores independentes criarem soluções em TI com mais organização, agilidade e segurança. Elas podem diminuir o tempo de entrega de uma ferramenta, tornar um programa mais seguro ou, quando utilizadas em conjunto, melhorar a flexibilidade das etapas de desenvolvimento. Com uma boa estratégia de TI, profissionais da área e os usuários poderão trabalhar em sintonia na busca por novos produtos.

Em um mercado cada vez mais competitivo, a escolha certa da metodologia de software deve levar em consideração as necessidades do cliente e da equipe de desenvolvimento. Promovendo uma maior interação entre a equipe de TI e o seu cliente, ferramentas mais inovadoras serão criadas, melhorando a produtividade e a segurança digital dos usuários.

E você, quer saber se está preparado para enfrentar os principais desafios do mundo da tecnologia?

 

Qual a metodologia de desenvolvimento de software mais adequada para seu negócio?
4 1

iVirtua Technology

Fundada em 2001, a iVirtua é provedora de soluções para segurança e gerenciamento de sistemas de TI. Nossas soluções garantem que as empresas melhorem o gerenciamento de TI, orientada as necessidades do negócio, economizando tempo e recursos. Hoje, nossas soluções atendem mais de 800 clientes, globalmente, abrangendo diversas indústrias como: varejo, saúde, educação, governo, mídia, tecnologia, finanças, logística entre outros.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *