Por que ter um site mobile-friendly é uma obrigação

Com as novas tendências de mercado o conceito de mobile friendly se torna fundamental.

Porque mobile friendly é tão importante?

Uma das invenções mais importantes dos últimos tempos, o smartphone está sendo responsável por grandes mudanças na forma como consumimos conteúdo na internet. Se antes era preciso sentar diante do computador para fazer uma simples busca no Google, hoje em dia não é mais necessário. Basta tirar o celular do bolso e tudo está a um clique de distância.

Para quem desenvolve sites, esse é um cenário que precisa ser considerado. Afinal, não faz sentido mais criar uma página que somente seja acessível a partir de um computador. E, infelizmente, ainda existem muitos sites que se enquadram nessa categoria. Para que a melhor experiência seja proporcionada ao usuário, as páginas precisam funcionar bem em qualquer plataforma, seja o computador ou a tela do celular.

Mobile não é futuro, é presente

Já se foi o tempo em que se falava sobre o acesso mobile estar caminhando para ultrapassar o desktop em algum momento. Hoje em dia, essa previsão já se tornou realidade e, desde 2014, temos índices que apontam como o acesso via dispositivos móveis já é maioria sobre aquele feito pelo computador. Cabe aos responsáveis pela criação e desenvolvimento de sites passar a pensar “mobile first”.

Para os sites que já existem, a dica é se adaptar para atender ao grupo de pessoas que agora é maioria, afinal, a experiência do público no site deve ser sempre positiva. Um consumidor em potencial não vai fazer negócios com um site que não consegue visualizar ou operar corretamente a partir do seu celular. São bem poucos os que vão se locomover até um computador para tentar novamente e nenhum negócio deve apostar nisso.

Adaptando a experiência

Tornar um site mobile-friendly não significa apenas pensar no tamanho da tela. Quem está usando um smartphone para acessar uma página está em condições bem diferentes de alguém sentado diante do computador. A velocidade da conexão é um dos fatores que tem que ser considerado: em geral, a internet de dados de um celular é mais lenta. O poder de processamento de alguns aparelhos também é inferior, então os sites precisam ser leves em recursos.

Por outro lado, não se trata de remover funcionalidades para que um site se torne mobile-friendly: o ideal é que o usuário possa fazer tudo o que faria no computador a partir do celular. Cabe aos responsáveis pelo desenvolvimento do site encontrar a melhor maneira de adaptar o conteúdo sem que a experiência seja impactada.

Melhor indexação no Google

O Google é o maior site de buscas da internet e parte essencial da navegação da maioria das pessoas em todo o mundo. Ele chegou a esse patamar graças a um algoritmo que consegue determinar quais são os melhores resultados para cada busca, o que gera mais satisfação no público e fidelidade. E esse algoritmo do Google está sempre se modificando para refletir as mudanças do mundo e das expectativas das pessoas.

Recentemente, uma dessas modificações foi dedicada a conteúdos mobile-friendly. Sites que funcionam bem em dispositivos móveis passaram a ganhar destaque e subir no ranking de resultados, enquanto aqueles que não se enquadravam nessa categoria perderam posições. Assim, os sites adaptados para celulares e tablets passam a ter um potencial de acessos orgânicos muito maior, já que obtêm posição privilegiada no Google.

Essa deve ser mais uma motivação para que cada vez mais sites sejam mobile-friendly. Quem não se adaptar a essa realidade vai sofrer e ver a sua audiência cair, tendo menos acessos vindos do Google. Afinal, isso reflete as expectativas do público: as pessoas estão cada vez mais procurando por sites que funcionem em seus dispositivos móveis.

Você já tem um site mobile-friendly?

Faça um teste: tente acessá-lo a partir de um smartphone e tablet e perceba se a experiência tem a mesma harmonia e facilidade que o acesso feito do computador. Lembre-se de sempre buscar as melhores condições para o seu cliente, o que tem o potencial de gerar mais renda para o seu negócio.

Pronto para investir nessa estratégia e melhorar seus resultados com um site mobile-friendly? Deixe um comentário aqui no blog e nos conte sua opinião sobre o assunto!

Por que ter um site mobile-friendly é uma obrigação
4 2 s

iVirtua Technology

Fundada em 2001, a iVirtua é provedora de soluções para segurança e gerenciamento de sistemas de TI. Nossas soluções garantem que as empresas melhorem o gerenciamento de TI, orientada as necessidades do negócio, economizando tempo e recursos. Hoje, nossas soluções atendem mais de 800 clientes, globalmente, abrangendo diversas indústrias como: varejo, saúde, educação, governo, mídia, tecnologia, finanças, logística entre outros.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Rafael Moura disse:

    Excelente artigo! Hoje mobile já está presente na vida das pessoas. Na minha opinião, as empresas e profissionais de TI não estão acompanhando esta demanda por aplicativos e sites mobiles, falta capacitação.

    Para ajudar o pessoal, o Google tem um site que analisa se o teu site é compatível com dispositivos móveis! Muito bom mesmo!

    https://www.google.com/webmasters/tools/mobile-friendly/?hl=pt-BR

    • iVirtua disse:

      Boa tarde Rafael.

      Realmente este assunto que ainda necessita ser muito mais difundido, pois ainda encontramos muitas variáveis relativamente “novas” e que ao mesmo tempo ficam ultrapassadas num piscar de olhos, quando o assunto é mobile.
      Ficamos muito felizes em poder auxilia-lo com nossos artigos.

      Att,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *