Os 5 grandes desafios dos profissionais de TI e como vencê-los

02O mercado de TI no século XXI é tão importante quanto hostil. Enquanto é verdade que nenhuma empresa séria sobrevive muito tempo sem alguma dedicação a essa área, também é fato que os campos de atuação estão saturados e sob pressão constante do próprio desenvolvimento tecnológico.

De forma geral, entusiastas e estudiosos concordam em relação aos desafios da TI nos próximos anos: segurança de dados, computação cloud eficiente e segura, integração de plataformas, etc. Mas e como fica o profissional nessa história? Confira aqui os 5 grandes desafios para o profissional de TI e dicas sobre como resolvê-los e sobreviver nesse jogo de muitos participantes e poucos vencedores:

1 – Drible o dilema ‘preparo versus mercado’

O primeiro grande desafio do profissional de TI é a distância entre o que o mercado demanda e o que ele está apto a realizar de fato. Embora a experiência ajude a lidar com esse problema, a melhor solução é o estudo: procure expandir ao máximo possível suas capacidades, demonstre sempre disposição ao aprendizado e tente negociar para que as tarefas solicitadas pelos empregadores se encaixem mais satisfatoriamente na sua área de proficiência. Atualizar seus conhecimentos faz parte do negócio, afinal, novas linguagens, tecnologias, plataformas e aparelhos surgem a cada ano e o bom profissional deve estar sempre ligado nas novidades, procurando formas de inclui-las em suas rotinas de trabalho.

2 – Lembre-se que agregar valor é o foco

É importante lembrar que a maior parte do mercado de TI atua no ambiente interno de empresas e corporações, com serviços que não serão disponibilizados ao público consumidor. Daí, concluímos que esse setor tem uma função muito importante: agregar valor de mercado à empresa, através da redução de custos ou do aumento de lucros. Por isso, vai a dica: como profissional, procure apresentar a possíveis empregadores não só o que você já fez (ou pode fazer), mas sim os resultados daquelas ações em termos de custos e benefícios. Não vale a pena seguir todas as tendências da moda se elas não agregam valor.

3 – Garanta fluidez e disponibilidade de serviço

O papel central dos sistemas de TI em várias faces das empresas traz uma enorme responsabilidade: a garantia de que o serviço estará disponível, quando demandado. Não adianta nada automatizar um determinado processo ou implementar um protocolo incrível de transferência de dados se na hora H o sistema deixa de funcionar por qualquer motivo. Desde pouca habilidade técnica, até interferência de outros setores na área, vários fatores podem fazer com que os serviços de TI sejam contraproducentes. Tenha em mente que, se for fazer mal feito ou em um ambiente de trabalho excessivamente complexo, é melhor não fazer.

4 – Pense em múltiplas plataformas

O bom profissional de TI está sempre consciente das possibilidades de implementação de seus sistemas e serviços. Isso requer, necessariamente, que compreenda pelo menos um pouco sobre os aparelhos e plataformas disponíveis e atualmente utilizadas. Um bom exemplo é a crescente preocupação com os serviços mobile e suas peculiaridades, as mídias sociais e seu papel no gerenciamento, execução e planejamento de um projeto. Caso uma determinada equipe não tenha nenhum indivíduo com habilidade para trabalhar numa plataforma importante, terceirizar esse serviço é uma alternativa interessante.

5 – Saiba a linguagem mais importante

Programação é um dos elementos centrais da TI. Por isso, a pergunta sempre é “qual a linguagem mais importante?”. A má notícia é que se estivermos falando de linguagem de programação, a resposta é circunstancial: depende da proposta. A boa notícia é que a linguagem mais importante de todas é aquela que você fala corriqueiramente no seu ambiente de trabalho.

A maior inimiga da TI é a crença de que automatização, sistemas e programas podem substituir a comunicação interna de uma empresa, um setor ou mesmo uma pequena equipe. O serviço de TI, quando prestado para outros, requer um mínimo de negociação e venda. Quando prestado internamente, depende de comunicação e boas relações. Alocar recursos, reportar resultados, alinhar as propostas de serviço com os objetivos da empresa, tudo isso depende de comunicação.

Achou bacana? Colabore com nossa lista e compartilhe os desafios que você tem no seu dia a dia! Comente, pergunte, e não se esqueça de acompanhar nosso blog!

Os 5 grandes desafios dos profissionais de TI e como vencê-los
3 1

iVirtua Technology

Fundada em 2001, a iVirtua é provedora de soluções para segurança e gerenciamento de sistemas de TI. Nossas soluções garantem que as empresas melhorem o gerenciamento de TI, orientada as necessidades do negócio, economizando tempo e recursos. Hoje, nossas soluções atendem mais de 800 clientes, globalmente, abrangendo diversas indústrias como: varejo, saúde, educação, governo, mídia, tecnologia, finanças, logística entre outros.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *