Internet das coisas nas empresas: veja 5 grandes mudanças que ela trará

logomarca da iVirtua composta por vários ícones

Internet das coisas nas empresas: veja 5 grandes mudanças que ela trará

No filme “De volta para o futuro 2”, no dia 21 de outubro de 2015 o jovem Marty McFly, vindo do ano de 1985, chegava ao futuro e encontrava por ali uma série de tecnologias bem diferente das que temos na realidade. Entre algumas das mais interessantes estavam os famosos carros voadores e até uma jaqueta que se secava automaticamente, coisas que claramente ainda não vemos por aí. Agora, apesar de toda a criatividade dos roteiristas da produção, nenhum deles conseguiu prever algo que de fato estamos usando cada vez mais: a internet das coisas nas empresas. Um tipo de modernidade que trará grandes novidades para o nosso cotidiano nos próximos anos.

Quer saber como isso afetará o nosso dia a dia? Então confira.

Você saberá exatamente onde tudo está. O tempo todo.

Empresas e até hospitais que lidam com equipamentos de porte médio ao longo do dia terão uma maior facilidade de saber onde cada um deles está graças à sistemas cada vez mais aperfeiçoados de geolocalização. Com isso, tanto a gestão de inventário quanto a velocidade no comprimento de uma determinada demanda ficarão ainda mais simples de serem executadas.

Cada vez mais informações sobre os clientes

Hoje já contamos com um grande volume de informações sobre os clientes graças à tecnologia de big data, bastante interligada às redes de dados dos nossos celulares e computadores. No entanto, com a chegada da internet à outros tipos de aparelhos como relógios e até carros, as empresas terão de escolher dentre um vasto leque de opções qual será a melhor informação daquele usuário a ser trabalhada – será o relatório de batimentos cardíacos ou a velocidade média que ele gasta de casa até o trabalho?

Menos tempo gasto em filas

Com uma rede cada vez maior de informações M2M (Máquina para máquina), coisas desagradáveis como as filas dos supermercados e das lojas tenderão à acabar ou pelo menos diminuir. Isso porque, com os celulares e até os carrinhos de compra podendo se conectar diretamente com os computadores dos estabelecimentos e com as contas pessoais dos compradores, não existirá mais a necessidade de passar em um determinado caixa para que ele realize a transação financeira para o cliente.

O uso da internet das coisas nas empresas pode acabar com o desperdício no escritório

Quando os aparelhos começam a interagir diretamente com a rede, eles são capazes de entender se estão trabalhando dentro de uma média daquele tipo de equipamento, podendo assim identificar problemas como vazamentos ou altos consumos de energia. Uma geladeira ou uma impressora conectada à web, por exemplo, pode saber se todas as outras do mesmo modelo consomem a mesma quantidade de energia elétrica que ela e se os hábitos de consumo dos seus donos são parecidos.

Mais internet, menos gastos com energia

Empresas como a Lutron, tem se especializado em levar a internet das coisas para objetos até alguns anos inimagináveis e que agora podem ajudar a reduzir os gastos com energia em algumas casas e empresas. Especializada em produzir “persianas inteligentes”, essa marca criou um tipo de sistema onde a cortina capta a luz do sol, adapta a claridade que entra nos cômodos ao gosto do usuário e ainda aproveita a energia coletada ao longo dia para reaproveita-la dentro de casa.

Como você pode ver, o uso da internet das coisas nas empresas pode trazer ainda mais facilidades para o meio corporativo, além de reduzir não apenas os gastos como também o tempo de algumas tarefas. Facilidades que nem mesmo Marty McFly sabia que teríamos no futuro.

Agora não deixe de comentar o que você achou do nosso artigo e aproveite também para tirar por aqui alguma dúvida sobre o assunto.

 

Internet das coisas nas empresas: veja 5 grandes mudanças que ela trará
5 1

iVirtua Technology

Fundada em 2001, a iVirtua é provedora de soluções para segurança e gerenciamento de sistemas de TI. Nossas soluções garantem que as empresas melhorem o gerenciamento de TI, orientada as necessidades do negócio, economizando tempo e recursos. Hoje, nossas soluções atendem mais de 800 clientes, globalmente, abrangendo diversas indústrias como: varejo, saúde, educação, governo, mídia, tecnologia, finanças, logística entre outros.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *