Importância do CRM na estratégia dos negócios

CRM na estratégia de negócios

CRM e os negócios.

O bom relacionamento com cliente é a “carta na manga” de qualquer empresa, afinal, não estamos mais na era da transação, em que após a venda o consumidor era esquecido. E para que sua empresa conquiste de vez o cliente, o bom uso de um CRM (Customer Relationship Management) é, certamente, uma vantagem competitiva.

O CRM deve ser utilizado para organizar, automatizar e integrar todo o processo das vendas, gerenciamento e estratégias de marketing. Saiba mais sobre a importância dessa ferramenta e veja como usá-la de forma mais otimizada:

Cultura do cliente

De nada adianta ter um software caro de CRM em sua empresa se ela não está preparada para atender, entender, conquistar e fidelizar o cliente.

É preciso transformar o serviço de atendimento ao cliente em prioridade para todos os setores. Invista em programas de treinamentos que instruam os seus colaboradores, dê autonomia para sua equipe e faça desse serviço uma parte da análise de desempenho de todos. Para que essa transformação seja eficaz, a consultoria de CRM é de fundamental importância.

Atendimento personalizado

Seu cliente quer ser tratado pelo nome, ser bem atendido — muitas vezes, pode ter aquele que prefere ser atendido por um vendedor específico — e de ser lembrado, seja sobre promoções dos produtos que gosta ou para apresentar novidades que possam agradá-lo. Este tipo de prática faz com que ele pense em sua empresa e a tenha como referência na hora de comprar um produto.

Para entender melhor essa lógica, pense nas mercearias de antigamente, em que o dono tinha um caderninho de “fiado”. Nesse caderninho, havia todas as informações como endereço dos clientes, aniversário, telefone, produtos que mais compravam, etc. Naquela época, o tratamento desse dono de mercearia já era personalizado e isso fazia toda a diferença na fidelização dos fregueses.

Todos devem ter acesso ao CRM

Quem nunca ligou para a operadora de celular para tentar solucionar um problema e teve que contar sua história para cada atendente a que era transferido? Provavelmente, a sensação é sempre a de frustração por ter perdido tanto tempo. Essa situação pode ser evitada se esses atendentes tiverem acesso ao histórico do atendimento e prosseguirem o atendimento do momento em que terminou a última consulta.

Isso nos prova que o CRM foi feito para ser compartilhado com todos os setores da empresa. Claro que pode haver filtragem no acesso às informações, mas elas nunca devem ser monopolizadas.

O CRM como apoio para o marketing

Para gerar uma campanha de marketing de sucesso, é preciso conhecer bem a relação do consumidor com o produto a ser lançado. O CRM bem alimentado de informações dos clientes ajuda no planejamento de qualquer ação de marketing e uma campanha de sucesso é medida pela quantidade de vendas. Ou seja, geração de lucro.

Um bom software de CRM deve permitir a implantação do maior número de informações possíveis sobre o cliente. Dados como frequência de compras, valores, prazo de pagamentos e curva ABC dos produtos comprados são essenciais para auxiliar no planejamento de ações que visam fidelizá-lo. Quanto mais informação disponível, maior será a probabilidade de conquista do seu consumidor.

Quais estratégias sua empresa faz utilizando o CRM? Compartilhe suas experiências conosco deixando seu comentário!

Importância do CRM na estratégia dos negócios
4 1

iVirtua Technology

Fundada em 2001, a iVirtua é provedora de soluções para segurança e gerenciamento de sistemas de TI. Nossas soluções garantem que as empresas melhorem o gerenciamento de TI, orientada as necessidades do negócio, economizando tempo e recursos. Hoje, nossas soluções atendem mais de 800 clientes, globalmente, abrangendo diversas indústrias como: varejo, saúde, educação, governo, mídia, tecnologia, finanças, logística entre outros.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. ERP pra voce disse:

    Boa noite,

    Excelente artigo. Deixo aqui minha satisfação em poder ter acesso a um conteúdo de extrema relevância dentro de um nicho tão pouco explorado na internet. Nota dez mesmo.

    Abração.

    • iVirtua disse:

      Bom dia Genilson.

      Muito obrigado pelo seu comentário, saber que nossos conteúdos podem ajudar as pessoas e trazer debates sobre assuntos tão relevantes é motivo de extrema satisfação para a iVirtua.
      Somos muito gratos ao seu reconhecimento.

      Grande abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *