Descubra os 8 segredos do recrutador eficiente

Desenho de uma tela de notebook cheia de fotos de perfil, sendo observada com uma lupa.

Descubra os segredos para um recrutamento eficiente

Empresários e gestores concordam sobre a importância do capital humano para o sucesso e crescimento dos negócios, e, por isso, os processos de recrutamento e seleção ganharam espaço dentro do planejamento estratégico de muitas empresas. Assim sendo, o recrutador passou a ter responsabilidades ainda mais claras, no sentido de suportar as demandas e expectativas do universo corporativo. E para ser um recrutador realmente eficiente, é preciso contar com estudo, dedicação e várias técnicas relacionadas a gestão de pessoas, marketing e endomarketing.

Conheça alguns segredos dos bons recrutadores:

Profissionalização dos processos de recrutamento e seleção

A qualidade dos processos seletivos depende também de profissionais preparados, por isso, o recrutador deve se manter atualizado em relação às novas tecnologias e tendências. Além disso, é fundamental fazer uso de softwares para mapeamento de perfil comportamental e realização de testes psicológicos, além de sistemas que permitam a coleta de currículos e também a realização de pesquisas e filtros específicos.

É preciso, ainda, utilizar metodologias reconhecidas para entrevistas estruturadas, dinâmicas em grupo, jogo empresariais e simulações diversas. Assim, é possível atuar com parâmetros reais, eliminando a subjetividade do processo.

Foco no negócio

O recrutador deve conhecer o negócio, mercado, concorrentes e principais desafios da área de TI e da empresa. Também é preciso entender como funcionam todos os departamentos, suas peculiaridades, demandas e exigências, além de perceber detalhes sobre a cultura e os valores corporativos para, então, trabalhar na busca de profissionais competentes e alinhados a essa realidade.

Desenvolvimento da identidade e da reputação da empresa

A identidade corporativa é um fator capaz de atrair profissionais que compartilham os mesmos ideais e esse interesse favorece muito o processo de seleção. Por isso, o recrutador precisa desenvolver estratégias para reforçar essa identidade, tornando a empresa uma referência. Outro ponto importante é construir uma reputação de boa empregadora, através da adoção de práticas relacionadas à gestão de pessoas, que impactem positivamente nos indicadores de satisfação e motivação dos colaboradores.

Presença nas mídias sociais

As redes sociais se tornaram poderosas ferramentas de recrutamento, e o recrutador deve marcar presença em diversos desses canais. Sites destinados a perfis profissionais, como o LinkedIn, são fundamentais nessa estratégia e ainda permitem a divulgação de notícias relevantes da empresa, o que colabora para a construção da identidade corporativa. A participação em grupos de interesse também é uma excelente iniciativa.

Definição do perfil ideal

Um processo de seleção assertivo tem início com a definição detalhada do perfil ideal. Nessa etapa, é preciso listar todos os conhecimentos técnicos necessários para o cargo, além de relacionar as competências comportamentais mais exigidas na rotina de trabalho do profissional. Essa definição deve ser realizada em conjunto com o gestor da área responsável pela vaga, de modo a identificar todos os elementos que compõem o perfil buscado.

Indicações de colaboradores

Contar com a participação de colaboradores em processos de recrutamento e seleção já é uma prática adotada por várias empresas, pois além de facilitar a identificação de potenciais candidatos, fortalece o senso de pertencimento, o comprometimento, a integração e ainda permite a criação de uma relação de confiança entre equipes e empresa.

Realização de buscas ativas

Um recrutador eficiente faz buscas ativas, ou seja, mesmo quando não há vagas em aberto, realiza pesquisas e mantém o contato com talentos e bons candidatos. Essa busca é feita em sites de cadastro de currículos e em redes sociais específicas para determinados perfis profissionais.

Construção de um banco de talentos

Através da busca ativa, é possível criar um banco de talentos, bastante útil no sentido de assegurar processos seletivos mais ágeis. Também é importante contar um sistema para recebimento e consulta de currículos. O ideal é que os candidatos possam atualizar seus dados no próprio site da empresa, facilitando, assim, a busca por profissionais interessados em fazer parte da equipe.

Ainda tem dúvidas sobre esse assunto? Aproveite para ler também nosso post Entenda por que a TI é uma prioridade para toda a empresa!

Descubra os 8 segredos do recrutador eficiente
5 1

iVirtua Technology

Fundada em 2001, a iVirtua é provedora de soluções para segurança e gerenciamento de sistemas de TI. Nossas soluções garantem que as empresas melhorem o gerenciamento de TI, orientada as necessidades do negócio, economizando tempo e recursos. Hoje, nossas soluções atendem mais de 800 clientes, globalmente, abrangendo diversas indústrias como: varejo, saúde, educação, governo, mídia, tecnologia, finanças, logística entre outros.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *