Como pensar e planejar suas estratégias de negócio e inovação?

como-pensar-e-planejar-suas-estrategias-de-negocio-e-inovacaoO famoso general e filósofo chinês Sun Tzu, autor da obra “A arte da guerra”, dizia que “as oportunidades multiplicam-se à medida que são agarradas”, uma frase que ultrapassa o meio militar e faz total sentido também para o meio empresarial. Mas como descobrir essas oportunidades? A resposta é simples: através de boas estratégias de negócio.

Empresas que pensam e planejam boas estratégias para o seu negócio e para o mercado não contam com a sorte para encontrarem oportunidades, elas simplesmente as criam. Agora, é fato que nem todos os profissionais sabem o que são essas estratégias, e foi de olho nisso que produzimos esse artigo. Se esse for o seu caso, continue lendo para saber um pouco mais sobre o assunto!

O que são estratégias de negócio

Uma estratégia voltada para os negócios é um plano projetado por uma empresa para que ela consiga atingir os seus objetivos — vender mais, se tornar uma referência ou até eliminar algum concorrente do mercado. No entanto, para conseguir planejar um roteiro que leve aquele negócio rumo ao sucesso, é importante conhecer bem de perto cada departamento que compõe aquela instituição.

Qual é importância daquele setor para o movimento da empresa? Qual é o seu gasto? Qual é o retorno que ele traz de volta para a marca? Somente depois de ter todas essas respostas em mãos é que um profissional pode precisar qual será a sua estratégia. Além disso, é interessante também ter em mente qual é a missão, a visão e os valores de um negócio para que aquela estratégia não retire a empresa dos trilhos.

Inovar, seguir ou antecipar

Outro ponto importante para planejar uma estratégia empresarial é saber qual o perfil da empresa, principalmente quando o assunto é inovação.

First mover

Algumas marcas tendem a adotar para si o estilo first mover, um modelo de negócios onde o foco é fazer com que a empresa seja sempre a primeira a lançar um novo produto ou serviço no mercado. Marcas como Apple — uma das principais empresas a apostar na internet das coisas — e Amazon são grandes exemplos desse estilo.

Apesar de correr riscos mais altos, o first mover também é vantajoso, já que ele dá frente para uma marca quando ela consegue acertar no seu lançamento.

Fast follower

Quem pensa em inovar, mas tem medo de arriscar o pescoço em alguma novidade pode seguir o modelo fast follower, que é quando a marca segue rapidamente os movimentos de alguma outra que esteja lançando alguma novidade com grande potencial.

Dessa forma, a empresa evita o alto risco do first mover e ainda tem chances de abocanhar uma boa fatia de mercado. Algo bem próximo do modelo adotado pela Dell.

Trendsetter

As empresas que se espelham no modelo trendsetter já apostam em tendências inovadoras para se darem bem e faturar bastante. Esse é um modelo indicado para marcas com alto conhecimento de tecnologia e pesquisa de mercado.

Como exemplos de trendsetter podemos destacar o Easy Taxi, o Uber, a Netflix e o Airbnb, nomes que fizeram sucesso por ditar uma nova forma de trabalhar com antigos negócios.

Investimento em inovação

Para seguir com alguns desses modelos, é imprescindível que a empresa tenha um alinhamento entre a sua estratégia de negócios e a estratégia de inovação, afinal, é bastante provável que um dependa do outro para existir. Mas como fazer isso?

Bem, é bastante importante que o setor de inovação deixe bem claro qual será o gasto da empresa para mantê-lo funcionando e como ele poderá transformar esse gasto em lucros reais para o negócio. Com isso em mente, o planejamento estratégico da instituição deve saber negociar e prever esses gastos para que tudo fique de acordo e não faça a empresa sair do seu caminho.

Capaz de fazer com que uma empresa antecipe e crie oportunidades e até se proteja de eventuais crises, as estratégias de negócio são uma excelente arma para qualquer negócio. E por isso é tão importante pensar o quanto antes em qual será a sua.

Gostou do nosso artigo? Quer saber mais sobre o assunto? Então deixe sua dúvida ou comentário aqui no post!

 

Como pensar e planejar suas estratégias de negócio e inovação?
5 1

iVirtua Technology

Fundada em 2001, a iVirtua é provedora de soluções para segurança e gerenciamento de sistemas de TI. Nossas soluções garantem que as empresas melhorem o gerenciamento de TI, orientada as necessidades do negócio, economizando tempo e recursos. Hoje, nossas soluções atendem mais de 800 clientes, globalmente, abrangendo diversas indústrias como: varejo, saúde, educação, governo, mídia, tecnologia, finanças, logística entre outros.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *