A importância de oferecer treinamentos para a equipe de TI

Cinco membros de uma equipe olhando para um tablet

A importância de oferecer treinamentos para a equipe de TI

Se você pudesse escolher entre dois profissionais de TI para executar um projeto importante, um que recebe treinamento constante e outro não, qual você escolheria? A maioria das empresas não contrataria profissionais de TI sem qualificação. Aliás, grande parte dos profissionais de TI até são qualificados para o cargo que vão exercer no momento da contratação, mas, com o passar do tempo, tornam-se profissionais desatualizados, por fora das mudanças tecnológicas e do desenvolvimento de novos processos. O resultado dessa defasagem profissional acaba refletindo diretamente na organização: a empresa perde principalmente em agilidade para responder aos desafios do mercado e a eficiência operacional cai.

Boa parte dos gestores não enxerga os benefícios de investir em treinamentos para a equipe de TI, pois se esquecem de que essa é uma área cheia de desafios. Eles a enxergam como um custo desnecessário, afinal, todo treinamento demanda recursos. Mas é necessário mudar essa visão e enxergar a formação continuada dos colaboradores como um verdadeiro investimento no valor do seu negócio.

Listamos abaixo alguns motivos que vão ajudá-lo a entender a importância de oferecer treinamentos para a equipe de TI. Confira!

Treinamento = colaborador satisfeito

Não existe nada mais frustrante para um colaborador do que não conseguir lidar com uma nova tecnologia ou processo. Pior ainda é depender de vídeos tutoriais no YouTube ou da ajuda de terceiros em comunidades como StackOverflow e Quora para executar uma tarefa.

Profissionais que se sentem ineficientes, sem suporte e atrasados em relação ao mercado são infelizes. Eles não estão satisfeitos com o trabalho e não se sentem motivados, o que acaba gerando um desempenho inferior, e passam a não se preocupar com o produto final, o que acaba gerando para a empresa prejuízo financeiro e tempo perdido.

Produtividade

Colaboradores que recebem atualização e treinamento constante geram valor para a empresa. Eles têm um nível de produtividade maior e os motivos para esse aumento são bem simples: colaboradores treinados respondem rapidamente às necessidades do negócio, são mais flexíveis quanto a mudanças em projetos e sabem exatamente como usar suas ferramentas de trabalho. Além disso, ganham em eficiência e gastam menos tempo e esforço na realização das suas atividades, como, por exemplo, resolver um chamado de suporte.

Redução de despesas

Quando um colaborador comete um erro, o tempo e os recursos utilizados na execução daquela atividade são perdidos. O trabalho precisa ser feito novamente e isso vai gerando prejuízo e estresse para todas as partes envolvidas. A gerência vai precisar explicar porque recursos valiosos da empresa foram desperdiçados e terá que alocar um novo recurso (ou retirar de outras áreas) para a correta execução da atividade. O colaborador vai precisar investir mais tempo, tendo que trabalhar em regime de hora extra, ou espremer o tempo dispendido em outras atividades. E o cliente poderá receber um serviço ou atendimento de baixa qualidade ou bem diferente do que foi oferecido.

Como vimos acima, manter sua equipe treinada e atualizada é fundamental para responder aos desafios da área de TI e do mercado, ganhar em competitividade e agregar valor real à sua empresa.

E você? Concorda com os motivos acima? Compartilhe sua opinião deixando o seu comentário!

 

A importância de oferecer treinamentos para a equipe de TI
5 1

iVirtua Technology

Fundada em 2001, a iVirtua é provedora de soluções para segurança e gerenciamento de sistemas de TI. Nossas soluções garantem que as empresas melhorem o gerenciamento de TI, orientada as necessidades do negócio, economizando tempo e recursos. Hoje, nossas soluções atendem mais de 800 clientes, globalmente, abrangendo diversas indústrias como: varejo, saúde, educação, governo, mídia, tecnologia, finanças, logística entre outros.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *