5 linguagens de programação que você precisa aprender agora!

Quadro negro com equações

5 linguagens de programação

Quando se trata de conhecimento, o trabalho de um programador lembra o de um tradutor: quanto maior o número de linguagens que esses profissionais conhecem, melhores as oportunidades de trabalho a que esse profissional terá acesso. Para o desenvolvedor de softwares, conhecer as linguagens de programação em domínio no mercado é indispensável para manter-se atualizado.

No mundo da tecnologia, existem diversas maneiras de escrever um código e cada uma delas tem as suas características de segurança e estabilidade diferentes. Algumas linguagens foram feitas apenas para a resolução de determinados problemas. Já outras, como a Java, pretendem ser compatíveis com o máximo de dispositivos possíveis.

As principais linguagens de programação do mundo contemporâneo

Não é apenas no mundo oral que algumas linguagens caem em desuso. Na tecnologia, vários “idiomas” de escrita de códigos de software entram e saem de moda. Com a popularização da internet das coisas e a criação de novos sistemas via web, novas linguagens de programação entraram no radar de desenvolvedores do mundo todo. Entre elas, podemos destacar:

CoffeeScript

Muitos não gostam de falar, mas o CoffeeScript não é, de fato, uma linguagem de programação. Ao pé da letra, ela é um pré-processador que converte todas as linhas de código em JavaScript. Além de não obrigar o programador a digitar cada linha com um ponto e vírgula, ela também pode criar variáveis e funções com mais simplicidade. Isso torna a escrita do código mais enxuta, concisa e dinâmica.

Groovy

Uma das maiores marcas do desenvolvimento em Java é a sua flexibilidade. Apesar disso, muitos programadores reclamam do “engessamento” da plataforma, com os seus pontos e vírgulas e a sua sintaxe “séria”. Para os desenvolvedores que estão cansados disso, o Groovy é uma alternativa que permite criar programas que rodam na JVM como se fossem uma linguagem de script dinâmica. E o melhor: com total acesso aos dados em objetos java de tipagem estática.

Go

Parecido com o C, a linguagem Go foi criada pelo Google e apresentada ao mundo em 2009. Ela tem um background de inteligência que permite aos desenvolvedores tirar proveito da solidez do código e da estrutura de compilação do C e, ao mesmo tempo, aproveitar os benefícios da flexibilidade da linguagem de script dinâmica. Está disponível em todo o império de software da empresa, então, se você pretende trabalhar para ela um dia, esse pode ser um bom ponto de largada para o seu projeto profissional.

Python

Nomeada em homenagem a um famoso grupo britânico de comédia, a Python tornou-se rapidamente uma das linguagens de desenvolvimento de plataformas web mais populares do mundo. Com a sua grande flexibilidade, passou a ser adotada em várias áreas, das aplicações de segurança ao mundo da IoT. Graças à sua ênfase na simplicidade, um código em Python pode ser lido facilmente por qualquer programador. Mesmo que ele jamais tenha entrado em contado com a linguagem, a sua sintaxe elegante torna o entendimento de funções algo trivial.

Haskell

Essa é uma linguagem um pouco antiga, mas ainda em uso. O Haskell foi desenvolvido por mais de 20 anos para a criação e manipulação de estruturas de dados complexas e com vários tipos de informações. Ela é uma linguagem totalmente funcional que, apesar da sua baixa popularidade, tem ajudado desenvolvedores do mundo todo a criar excelentes ferramentas de software para a análise de bancos de dados.

Ajudando o mundo a ser um lugar inovador

Não faz muito tempo que a escolha de uma linguagem de programação era feita de acordo com o tipo de hardware ou plataforma que o programador pretendia se especializar. Mas, no século XXI, a existência de programas multiplataforma, a expansão da filosofia open source e a criação de novas tecnologias fez com que linguagens de programação mais flexíveis e eficientes ganhassem espaço. Hoje, projetos de TI são definidos de acordo com o conhecimento do time de desenvolvimento, a plataforma de distribuição e o hardware. Para o programador, ter um sólido conhecimento nas linguagens mais utilizadas na sua área de atuação pode ser a porta de entrada para novos negócios e oportunidades profissionais.

Essas são linguagens que devem tornar-se muito populares no futuro! Quer saber mais sobre esse universo? Aproveite para conferir as 8 linguagens de programação mais usadas no mundo!

5 linguagens de programação que você precisa aprender agora!
5 1

iVirtua Technology

Fundada em 2001, a iVirtua é provedora de soluções para segurança e gerenciamento de sistemas de TI. Nossas soluções garantem que as empresas melhorem o gerenciamento de TI, orientada as necessidades do negócio, economizando tempo e recursos. Hoje, nossas soluções atendem mais de 800 clientes, globalmente, abrangendo diversas indústrias como: varejo, saúde, educação, governo, mídia, tecnologia, finanças, logística entre outros.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *